segunda-feira, 16 de julho de 2012

Apicultor de Aço



Após vários dias de espera, o Ti Cardoso  veio visitar-nos.

A abelhinhas ficaram logo todas contentes.Sussurraram:  

Hoje está cá o Ti Cardoso.

É verdade é uma das pessoas mais querida, pois é um verdadeiro canivete suíço. Tem o dom de trabalhar qualquer metal como se fosse manteiga, faz milagres mas não é Santo. O que está estragado fica novo. O que é novo fica diferente.

Quando alguém precisa de alguma coisa para arranjar, ai está ele sempre prestável e sempre pronto a ajudar. Amigo do amigo tem-se preocupado muito com a minha saúde pois a asma e as alergias juntamente com várias vários problemas de ouvidos este ano têm deixado a sua marca na minha pessoa.

Puro de coração, sabe ouvir e sabe não ouvir, pois as pancadas no aço por vezes retiram alguma da sua audição, qualidade que é apurada pelos momentos certeiros em que fala, são qualidades que muitas pessoas deviam de invejar.

Para além disso tem visto que não tenho andado muito contente este ano, os roubos tem sido constante.



Tenho andado a preparar mais uma dicas para os amigos e outras para os contra-amigos, por isso já á algum tempo que não tinha dado assistência as abelhas.

Quando estávamos a estudar a parte interna o contentor Anti Roubos para colmeias, uma surpresa..

Um enxame parcial numa colmeia com o espaço abelha 6,35mm 7mm. Lá tivemos de fazer umas manobras  tivemos e trazer um conjunto de favos.


Nesta posição até parecem favos de abelhas em ferrão. Já me esquecia depois de fazer as respectivas medições a média da Vertical, Horizontal e Diagonal mediam 51mm. Isto significa que as abelhas tendem a reduzir para os 48-49mm quando deixadas livremente.

Está-se a apurar a transição generalizada de todo o efectivo.